(79) 99939-6921

japoatafm@gmail.com

Japoatã - SE

OUÇA

Sergipe realiza primeiro parto em gestante com morte encefálica – O que é notícia em Sergipe – Infonet

 Sergipe realiza primeiro parto em gestante com morte encefálica – O que é notícia em Sergipe – Infonet




Uma gestante de 20 anos, com morte encefálica, teve o parto realizado na noite da quarta-feira, 8, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).
Segundo a SES, o fato é  um feito inédito e histórico para a saúde sergipana: salvar a vida do bebê de uma gestante com morte encefálica. O caso é considerado raro no mundo. No Brasil, existem relatos de apenas cinco casos na literatura científica.
O caso teve início quando a jovem, grávida de aproximadamente 22 semanas, deu entrada no Huse no dia 17 de abril, com uma grave lesão no crânio provocada por arma de fogo.
Mesmo com todo o trabalho da equipe multidisciplinar e acompanhamento intensivo para salvar a vida da jovem, foi fechado o protocolo de morte encefálica da paciente em menos de uma semana após a internação. Depois da constatação, a equipe do hospital iniciou outro processo desafiador para garantir a continuidade da gestação e salvar a vida do bebê.
“Ao percebermos a gestação, verificamos a viabilidade fetal e fizemos um esforço conjunto de toda a equipe para que, além da manutenção dos sinais vitais da mãe, pudéssemos manter a gestação até o momento em que fosse viável realizar o parto. A paciente chegou aqui com 22 semanas e saiu praticamente com 26, faltando apenas um dia”, explicou o coordenador do eixo crítico da unidade, o médico José Edvaldo.
Parto
Com parto previsto para a quinta-feira, 9, a paciente apresentou alterações nos exames de ultrassonografia e a equipe médica do Huse decidiu antecipar o procedimento para quarta-feira, 8, após a realização de protocolos específicos para garantir a segurança da mãe e do feto.
Com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), a paciente foi transferida para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), considerada referência em partos de alto risco. A criança nasceu prematura de 26 semanas, de parto cesárea e pesando 580 gramas. Apesar da prematuridade, não houve nenhuma disfunção.
“Todo nascimento é uma emoção, uma renovação de vida. A bebê nasceu bem, está estável e foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A criança foi amparada por toda equipe da maternidade e esperamos que continue saudável”, enfatizou a pediatra e neonatologista da MNSL, Flávia Batista.
Doação de órgãos
O caso assistido pelo Huse é ainda mais raro porque, além de ser uma paciente com quadro de morte encefálica fechado, foi possível a preservação de órgãos graças ao trabalho desenvolvido pela equipe médica, permitindo a captação de órgãos com destinação prevista para os estados de Pernambuco e Ceará.
“Disponibilizamos os órgãos para a Central Nacional de Transplantes e foi aceito o fígado para Pernambuco. Então, a Força Aérea Brasileira disponibilizou uma aeronave para levar esse fígado para Recife. Já os rins, após a elaboração da logística, será possível a destinação do rim esquerdo para o Ceará e o direito também para Pernambuco. As córneas serão transplantadas aqui mesmo em Aracaju”, informou o coordenador da Central de Transplante de Órgãos de Sergipe, Benito Fernandez.
Fonte: Governo de Sergipe
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B


Adolescente de 16 anos é resgatado após se afogar em rio de Estância
RS: doação no Aeroporto de Aracaju é encerrada após mobilização
Homem é morto a tiros dentro de carro no Jardim Centenário
Vazão da hidrelétrica de Xingó será de 1.100 m³/s em maio e junho
Últimas
Corpo de Bombeiros de Sergipe inicia missão no Rio Grande do Sul
Mulher acusada de matar o filho passará por avaliação psiquiátrica
Arraiá do Povo: Funcap divulga bares e ambulantes selecionados
BPATI prende homem por violência doméstica na cidade de Salgado
PM prende homem por violência contra a mulher em Neópolis
Energisa já registrou 44 ocorrências de colisões em postes este ano
ICMS arrecadado em Sergipe somou R$ 426,5 milhões em março
Planeta dos Macacos o Reinado
A Natureza do Amor
Vermelho Monet
Operação contra furto de motos prende duas mulheres por receptação
Love Lies Bleeding: O Amor Sangra
PF deflagra operação contra suspeito de fraudar 14 contas bancárias
Prazo para inscrição no Encceja 2024 termina nesta sexta-feira
Zoonoses na Comunidade será realizado no bairro Suíssa nesta sexta
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B


Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais

source