(79) 99939-6921

japoatafm@gmail.com

Japoatã - SE

OUÇA

Sergipe fica de fora de remessa inicial da vacina contra a dengue – O que é notícia em Sergipe – Infonet

 Sergipe fica de fora de remessa inicial da vacina contra a dengue – O que é notícia em Sergipe – Infonet




O Ministério da Saúde anunciou os municípios selecionados para receberam a primeira remessa da vacina contra a Dengue, no entanto, Sergipe não irá receber essas primeiras vacinas.
Ao todo serão 521 municípios, mas nenhuma cidade sergipana aparece na lista. Segundo a pasta da Saúde, a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) irá começar em meados de fevereiro. A lista completa pode ser acessada aqui.
O Ministério informou que as cidades selecionados para receberem a vacina da dengue compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.
As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.
A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
“A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.”
Nova remessa
“Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.”
O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).
*Com informações da Agência Brasil 
Mulher é assassinada a golpes de faca em São Cristóvão
Homem é preso acusado de agredir ex-companheira grávida em Neópolis
Motorista fica ferido após carro colidir em caçamba na Farolândia
Veículo colide em poste na avenida Tancredo Neves
Últimas
Hanseníase: dermatologista explica importância do diagnóstico…
Shows do Verão Sergipe em Canindé estão confirmados; veja…
Loterias podem pagar mais de R$ 200 milhões em prêmios neste sábado
Verão Sergipe Canindé: shows de sexta foram adiados devido à chuva
Oceanário oferta opções de lazer e educação ambiental em Aracaju
Sergipão 2024: confira os jogos que acontecem neste fim de semana
PM é indiciado por estupro e exploração sexual de adolescentes
Aulão gratuito de fitdance acontece neste sábado no Ferreira Costa
Governador confirma partida do Flamengo na Arena Batistão
Outback Steakhouse inaugura restaurante em Aracaju dia 29 de…
Bloco carnavalesco altera trânsito na avenida Beira Mar neste…
Provas para o concurso da UFS serão aplicadas neste domingo, 28
Drogas e eletrônicos são flagrados em caminhão com destino a…
Ensino médio: programa dará R$ 2 mil por ano a alunos de baixa…
Criança de 4 anos é vítima de tentativa de estupro em matagal
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais

source