(79) 99939-6921

japoatafm@gmail.com

Japoatã - SE

OUÇA

Sergipe emite alerta de chuvas intensas até a próxima quarta-feira (24) – A8SE.com

 Sergipe emite alerta de chuvas intensas até a próxima quarta-feira (24) – A8SE.com

O alerta se estende aos demais estados da região Nordeste
Nesta quarta-feira (17), foi emitida um alerta, em conjunto com os centros de meteorologia dos estados do Nordeste, para a incidência de chuvas intensas na região até a próxima quarta-feira (24).
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe (Semac), desde a semana passada as condições meteorológicas estão sendo monitoradas.
Com isso, há uma maior probabilidade de que os volumes mais expressivos, que podem ultrapassar 100 mm, serão registrados em áreas do leste e agreste de Sergipe e Alagoas. Ainda, as chuvas intensas devem chegar no leste da Bahia, Sergipe e Alagoas na próximas sexta-feira (19) e sábado (20).

Confira a nota conjunta na íntegra:
A a partir desta quinta-feira (18/04) até a próxima quarta-feira (24/04), o tempo deverá ficar predominantemente úmido e com chuvas em grande parte da região Nordeste, especialmente na faixa leste desde a Bahia até o Rio Grande do Norte e, na faixa norte do Ceará até o Piauí; no interior da região, há também condições de chuvas, principalmente no centro-sul do Ceará, oeste da Paraíba e centro-norte do Piauí.
Ao longo do dia 18/04, um sistema frontal deverá avançar pelo extremo sul da Bahia e, mesmo distante no oceano, contribuirá para intensificar o fluxo de umidade no leste da região. Entre os dias 19/04 e 20/04, essa configuração sinótica deverá contribuir para que ocorram chuvas intensas entre o leste da Bahia, Sergipe e Alagoas.
No período de 21/04 a 24/04, o fluxo de umidade do oceano para o continente (predomínio da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul-ASAS) e uma maior intensificação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), irão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em toda a faixa leste desde a Bahia até o Rio Grande do Norte e também na porção mais norte até o Piauí.
Há uma maior probabilidade de que os volumes mais expressivos (podendo pontualmente ultrapassar 100 mm) poderão ser registrados em áreas do leste e agreste dos estados de Sergipe e Alagoas. Não se descarta também, volumes significativos no agreste meridional e leste de Pernambuco (áreas de divisa com Alagoas).
Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, faz-se necessário o acompanhamento e a atualização diária das previsões de tempo, bem como dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet.

source