(79) 99939-6921

japoatafm@gmail.com

Japoatã - SE

OUÇA

PMA orienta sobre a presença de escorpião em residências domiciliares – O que é notícia em Sergipe – Infonet

 PMA orienta sobre a presença de escorpião em residências domiciliares – O que é notícia em Sergipe – Infonet




O verão é a estação que apresenta mudanças no clima e na temperatura, alterando o modo de vida das pessoas e dos animais. É por essa razão que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atua na divulgação constante de informações e orientações dos serviços disponibilizados para a população, neste caso, diante do surgimento de escorpiões nas residências. Esses artrópodes buscam locais escuros e protegidos para sobreviver e se multiplicar.
Somente em 2023, a Saúde de Aracaju notificou 1.196 casos de pessoas que sofreram com a picada do animal peçonhento. Em 2024, até o momento, a pasta contabilizou 109 notificações. No mundo, há diversas espécies do animal, mas na capital sergipana geralmente encontram-se os Tityus stigmurus e Tityus serrulatus, caracterizadas pela cor amarelada. Em Aracaju não há registro de vítimas fatais há cerca de 30 anos.
De acordo com o supervisor de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Bonfim, algumas recomendações são essenciais para que cada indivíduo possa se proteger e procurar ajuda no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Temos três pilares importantes na orientação de como se proteger contra o escorpião, já que o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação de inseticida. O primeiro deles são as formas de impedir que o escorpião entre na casa das pessoas; ao entrar, que não permaneça; e também evitar a picada do escorpião. Assim, é necessário fechar as entradas que ele mais utiliza para adentrar às casas das pessoas, a exemplo dos ralos, esgotos, caixa de gordura e boca de lobo. São nesses locais que o escorpião encontra sua fonte alimentar, que é a barata”, relata.
Por outro lado, ao encontrar o escorpião dentro da residência, a orientação é ligar para o Centro de Controle de Zoonoses, através do número 3179-3565, para realizar a visita e potencializar os cuidados. Segundo José Bonfim, as equipes do CCZ realizaram 183 visitas a esses chamados em 2023. Neste ano, 15 visitas já foram feitas.
“As pessoas podem entrar em contato com o CCZ para fazermos as orientações pessoalmente de como proceder. Porém, para evitar maiores consequências ao ser picado, o indivíduo receberá atendimento com soro antiescorpiônico nos hospitais municipais Fernando Franco ou Nestor Piva, assim como no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves (HUSE)”, explica José Bonfim.
Fonte: Prefeitura Municipal de Aracaju
Últimas
Anvisa alerta sobre produtos não regularizados para fins cosméticos
Carnaval em Aracaju: veja a programação do Rasgadinho 2024
Confira a programação de shows do Carnaval em Pirambu
Barra Folia 2024 vai até 13 de fevereiro; confira os shows
Homem é preso acusado de vários crimes contra companheira em…
Duas pessoas são presas por golpe de R$ 40 mil em hotéis de Aracaju
Policial rodoviário é internado no Huse após passar mal em treino
Trabalhadores da Dok Calçados fazem mobilização em frente a fábrica
Carnaval exige atenção e cuidados com a saúde vocal e auditiva
Confira o que abre e fecha durante o Carnaval em Aracaju
Adesão ao pé-de-meia já começou; confira o que fazer
Procon Sergipe fiscaliza comércio de produtos carnavalescos
Veja os bloquinhos que acontecerão nos próximos dias em Aracaju
Grêmio anuncia contratação do sergipano Diego Costa
Carnaval em Neópolis promete agitar a cidade de 9 a 13 de fevereiro
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais

source