(79) 99939-6921

japoatafm@gmail.com

Japoatã - SE

OUÇA

Mulheres se destacam na qualificação em máquinas agrícolas com a formação do Senar Sergipe – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

 Mulheres se destacam na qualificação em máquinas agrícolas com a formação do Senar Sergipe – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Curso de Introdução à Operação Básica de Trator Agrícola aconteceu no povoado Colônia Treze, em Lagarto (SE)
Por: Ascom Faese Senar
Fonte: Ascom Faese Senar
As mulheres estão se destacando na operação de máquinas agrícolas, elas enfrentam desafios e lideram avanços tecnológicos no setor, o que foi comprovado com a participação de algumas delas no curso de Formação Profissional Rural realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Sergipe), de 18 a 22 de março.
O curso de Introdução à Operação Básica de Trator Agrícola aconteceu no povoado Colônia Treze, em Lagarto, contou com a participação de 20 alunos, sendo seis mulheres produtoras rurais da Associação de Desenvolvimento Agropecuário do Povoado Juerana, que recebeu um trator através de emenda parlamentar do Senador Alessandro Vieira e com a mobilização da Secretaria Especial de Mulheres de Sergipe, o curso do Senar chegou ao povoado. Agora, essas mulheres estão capacitadas para operar o trator nos trabalhos das roças da comunidade.
Ana Maria Santos, instrutora do Senar Sergipe, ressalta a importância desse curso para a comunidade rural: “O curso traz autonomia para a comunidade, capacitando os participantes para trabalhar com o maquinário agrícola de forma eficiente, prolongando a vida útil dos equipamentos e aumentando a produtividade no campo.”
Entre os alunos, destacam-se mulheres que não só participaram ativamente do curso, mas também demonstraram um comprometimento em adquirir novas habilidades e conhecimentos.
Entre elas Ângela Maria, Maria Edvania e Elisiane Santos, produtoras e agricultoras que viram no curso uma oportunidade não apenas de aprender, mas de se tornarem agentes de mudança.
Ângela Maria, produz laranja, milho, coentro, cebolinha, banana e outras culturas em sua propriedade. Ela expressa gratidão pelo aprendizado oferecido pelo Senar: “A sensação é de gratidão e de um passo muito grande. Queremos que o Senar venha sempre conosco, com mais tecnologias para o campo e conhecimento.”
Maria Edvania ficou emocionada ao operar um trator agrícola pela primeira vez: “Esse curso resgata o interesse da mulher em ser produtiva. Nós queremos ajudar o cultivo da terra e enfrentar novos desafios.”
Elisiane Santos enfatiza a importância da capacitação para operar os equipamentos agrícolas com segurança: “Com a aquisição do trator, que chega para associação, é preciso pessoas capacitadas para manusear. Só temos a agradecer ao Senar por nos preparar para isso.”
Os depoimentos ressaltam não só a importância da qualificação de mão de obra no campo, especialmente na área de máquinas agrícolas, mas também a capacidade das mulheres em ocupar esse setor com competência e protagonismo. Com o apoio do Senar Sergipe, elas estão se tornando líderes na modernização e eficiência da agricultura na região.

Cerimônia foi realizada na segunda (25), em Teresina
Objetivo é trazer as mulheres para o debate técnico e fomentar o engajamento do público feminino  
Números do IBGE e Embrapa confirma crescimento da liderança feminina no agro, e Senar confirma presença cada vez maior de mulheres em processos antes considerados apenas masculinos
Grupo se reuniu na terça (5)
Treinamento ensina o uso correto da máquina para garantir a segurança do trabalhador
Objetivo da iniciativa é auxiliar pequenas e médias empresárias rurais a exportar seus produtos
Evento acontece no dia 01 de fevereiro, a partir das 13 horas, na Arena Multieventos do Sealba Show 2024
 Na pauta, balanço 2023 e ações para 2024
Estado segue para sua última campanha de vacinação contra a doença
Enquanto uns se despediam da rotina acadêmica, novos alunos ingressavam ansiosos para garantir mais conhecimento e oportunidades no agro
Fundo é um dos pré-requisitos para Sergipe obter o selo de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação
Este mês de março, contamos a história desse grupo de mulheres decididas a mudar a própria história, com a ajuda do Senar Sergipe, elas tiveram uma grande oportunidade
Sistema CNA/Senar, Instituto CNA
e Faculdade CNA:
www.instagram.com/sistemacna
twitter.com/SistemaCNA
www.youtube.com/c/agrofortebrasilforte
www.linkedin.com/company/sistemacna
www.flickr.com/photos/canaldoprodutor
www.tiktok.com/@sistemacna
Assessoria de Comunicação
SGAN Quadra 601, Módulo K – Ed. Antônio Ernesto de Salvo
Brasília – Distrito Federal
CEP: 70830-903 Telefone: (61) 2109-1400
E-mail: cna@cna.org.br / senar@senar.org.br
Edifício Palácio da Agricultura, Setor Bancário Norte,
Quadra 1, Bloco F, 1º e 2º andar, Asa Norte – Brasília/DF – CEP: 70.040-908
Fone: +55 61 3878-9500 / 9453 / 9457
E-mail: secretaria@faculdadecna.com.br
© CNA 2024 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

source