(79) 99939-6921

japoatafm@gmail.com

Japoatã - SE

OUÇA

GOVERNO DIALOGA COM ABRASEL PARA QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA E GERAÇÃO DE EMPREGO EM … – FaxAju

A fim de fomentar a geração de empregos em Sergipe e atender as demandas de qualificação de mão de obra decorrentes do crescimento do setor de bares e restaurantes, o Governo do Estado tem dialogado com agentes relacionados para desenvolvimento de ações estratégicas alinhadas com as principais necessidades apontadas. Nesta terça-feira, 16, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o Banco do Estado de Sergipe (Banese), a Mulvi e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Sergipe (Abrasel/SE) estiveram reunidos para discutir o tema.
“O setor de bares e restaurantes tem apresentado uma alta demanda, especialmente com o fortalecimento do turismo no estado e as ações de incentivo à cultura e aos trabalhos artesanais sergipanos. Assim, temos também um aumento da procura por mão de obra qualificada para atender a todo esse crescimento e público. Estamos fazendo um trabalho muito abrangente de qualificação a partir das necessidades apontadas pelo mercado, com destaque para o Programa Primeiro Emprego, destinado à qualificação de jovens sergipanos que ainda não tiveram a oportunidade da primeira experiência”, destaca o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles.
De acordo com o presidente da Abrasel Seccional Sergipe, Bruno Dória, o setor de bares e restaurantes possui um importante papel de agente formador para as pessoas que buscam primeiras experiências no mercado de trabalho. Aliado à ação de governo para geração de emprego e promoção de qualificação de mão de obra, o impacto se torna ainda maior. “A gente acredita muito nesse projeto do Primeiro Emprego. Vai além de uma assinatura da carteira de um jovem: é valorização da empresa formal, valorização daquele que também é gerador e pagador de impostos”, afirma.
Ainda segundo Dória, o estado possui cerca de 10 mil CNPJs e 40 mil trabalhadores envolvidos no setor. “A gente tem bares e restaurantes em todos os lugares de Sergipe, desde o pequeno povoado até a Orla de Atalaia. Quando se pensa em bar e restaurante, geralmente só pensam em garçom e cozinha, mas tem publicidade, tem gestão, tem administração, tem estoque”, salienta Dórea sobre a diversidade de funções e oportunidades dentro do setor.
Na ocasião, o presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz, destacou a importância do diálogo e da formação de parcerias para fomento da geração de emprego no estado. “Esse é um processo que está gerando riqueza, gerando sinergia. Quem ganha é Sergipe. Estamos com o time da Mulvi Pay e o time do Banese Card, liderado pelo presidente Thiago Bahia, a postos para criarem produtos adequados a esse setor que é um grande gerador de emprego”, afirma.
A partir do encontro, será realizada uma nova agenda com demais empresários do setor, para apresentação de projetos fomentadores da qualificação de mão de obra no estado, a exemplo do Programa Primeiro Emprego.
Foto: Jhennifer Laruska
Rua Joana de Souza Bonfim, 71, Bairro Inácio Barbosa. CEP 49040-260    |   Telefone Comercial: +55 79 99935.1904
Comercial: renata.brayner@hotmail.com    |    Redação: faxaju@faxaju.com.br
Desenvolvido e Administrado por: Solução Serviços Digitais 

source