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Gestão de Marcos Santana tira São Cristóvão das páginas policiais e torna município referência em Educação em … – JL Política

 Gestão de Marcos Santana tira São Cristóvão das páginas policiais e torna município referência em Educação em … – JL Política

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.
Marcos Santana: "Educação é o maior legado que um prefeito pode deixar para sua história no município"
A cidade de São Cristóvão está passando por uma verdadeira transformação na área educacional. Sob o comando do prefeito Marcos Santana, a gestão municipal vem se empenhando ao longo dos anos para deixar qualquer situação negativa no passado, promovendo mudanças significativas em prol dos seus alunos, professores e todos aqueles que complementam a Rede Municipal de Ensino.
Fazendo uma breve retrospectiva, é possível lembrar que, em 2015, a cidade foi destaque nacional negativo após o escândalo da merenda escolar, devido à fraudes em licitações e fornecimento de alimentos de baixa qualidade em meio a falta de regularidade. Professores enfrentavam falta de pagamentos, salários abaixo do piso nacional e cortes de gratificações, além das estruturas físicas das escolas que eram inadequadas para o ensino.
PISO DOS PROFESSORES – O piso municipal pago ao Magistério era em 1º de janeiro de 2017, 72% inferior ao Piso Nacional do Magistério (R$ 1.335,93/R$2.298,80). Além disso, a cidade não adotava critérios técnicos de mérito e desempenho para a escolha de diretores, resultando na distribuição de cargos por afinidades políticas com os gestores da época. Esse caos refletia diretamente na qualidade do ensino ofertado, visto que o município ocupava a 49ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb – em todo o estado.
Com esse cenário, ao assumir o cargo em 2017, o prefeito Marcos Santana precisou tomar diversas medidas para solucionar os problemas. A primeira iniciativa adotada pelo atual gestor, tratou-se da equiparação do piso salarial. Após uma política de recuperação, foi possível, em outubro de 2023, alcançar esta equiparação, restaurando não apenas a dignidade, mas também o merecido respeito aos educadores.
Além disso, foram tomadas mais iniciativas, incluindo a realização de concursos públicos. Após 17 anos, a Prefeitura de São Cristóvão realizou concurso para contratação de professores efetivos para Rede Municipal de Ensino, empossando mais de 220 novos profissionais.
A educação de São Cristóvão, aos poucos, foi ganhando reconhecimento pela comunidade local e houve a ingressão de aproximadamente 2.300 novos alunos. A gestão também realizou reordenamento e nucleação da rede, ou seja, a extinção das classes multisseriadas, que foi fundamental para o processo de ensino-aprendizagem nas escolas. O trabalho incansável de toda a equipe educativa, aliado a uma atenção especial para auxiliar as crianças a superarem suas dificuldades por meio de reforço escolar, simulados e aulões, resultou em conquistas significativas. Com todo esse trabalho, foi possível São Cristóvão sair da 49ª para a 4ª colocação no Ideb.
IDESE E INCLUSÃO – O esforço foi reconhecido também nas avaliações em âmbito estadual, como é o caso do Índice de Desempenho Escolar de Sergipe – Idese. Em 2023, a Cidade Mãe de Sergipe ficou na terceira colocação no ranking geral entre os municípios sergipanos, e teve cinco escolas da Rede contempladas com Prêmio Escola Destaque, por terem se destacado no Idese.
Já no que se refere à inclusão, respeito e equidade, a rede de ensino de São Cristóvão também se destaca. No município, estão matriculados 506 alunos com deficiência e a Prefeitura demonstrou especial atenção. Foi criado o Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico, composto por profissionais especializados, e a expansão das salas de recursos refletem esse compromisso em proporcionar um ambiente acolhedor e acessível para todos.
DO TRANSPORTE AO FARDAMENTO – No que tange ao transporte escolar, a Prefeitura ampliou significativamente as rotas, passando de 32 para 55, assegurando que todos os alunos tenham acesso à escola diariamente. Além disso, foi criado o Programa Rota do Conhecimento, pelo qual foi possível a contratação de mais monitores para garantir a segurança dos estudantes durante o trajeto.
Dentro do âmbito escolar, os investimentos foram substanciais. Houve um aumento nos recursos destinados à alimentação dos alunos, incluindo o Programa “Primeiro Lanchinho”, que visa garantir uma nutrição adequada desde a chegada à escola. Grande parte dos alimentos são oriundos da agricultura familiar do próprio município, evidenciando o compromisso com a compra de alimentos de qualidade e mais valorização para com os agricultores locais.
Segundo a secretária municipal da Educação, Deise Barroso, os investimentos foram destinados a diversas áreas, destacando-se as ações pedagógicas, que totalizaram quase R$4,5 milhões de reais. Com isso, teve-se a implantação do Programa Alfa e Beto do Instituto IAB, implantação do Programa Aprova Brasil e a implantação do Programa Educa Mais São Cristóvão, que disponibiliza fardamento e material didático para os alunos. Além das implantações, foi possível firmar parcerias duradouras e essenciais para essa evolução, tendo a Associação Bem Comum como exemplo disto.
“Com tudo isso, pudemos garantir mais condições de concentração e melhorias no processo de ensino-aprendizagem. As consequências dessas medidas podem ser vistas de forma incontestável através dos números obtidos nos últimos anos e que ainda vamos obter. Acredito que vamos evoluir ainda mais”, destaca Deise.
NOVAS ESTRUTURAS – Além dessas melhorias citadas acima, houve as mudanças estruturais nos prédios escolares. A Prefeitura de São Cristóvão não poupou esforços para modernizar as escolas e creches, deixando o espaço mais amplo, acessível e confortável para todos. Tudo isso visando um ambiente de aprendizado ainda mais adequado e dinâmico.
As estruturas das escolas foram ampliadas e algumas construídas do zero, em um investimento total que ultrapassou os R$9 milhões. Foram mais de 30 instituições de ensino requalificadas entre 2017 e 2024, e a previsão é que todas as escolas estejam com ar-condicionado em suas salas ainda este ano, garantindo conforto para os alunos e professores.
Uma das escolas que mais se destacam dentre as requalificadas é a EMEF Terezita Paiva, localizada no povoado Pedreiras. Entregue em 2022, ela é a primeira escola autossustentável do município. Com investimento de R$ 700 mil da Prefeitura de São Cristóvão, a EMEF Terezita Paiva foi o pontapé inicial de um projeto da gestão municipal, que busca ampliar o número de prédios autossustentáveis do ponto de vista da utilização da energia, para que sejam pagos exclusivamente pela energia produzida pelas placas solares.
A mais recente das obras foi entregue em fevereiro deste ano. No bairro Várzea Grande, a Emei Agnaldo Silva Santana foi totalmente requalificada e já conta com 148 alunos matriculados. Um deles é o pequeno Rafael, filho de Renilda Cândido, moradora do bairro. “Meu filho tem dois anos e eu o coloquei na escola para ir se adaptando. Ele está interagindo com outras crianças e isto é importante para ele evoluir e não precisar mais da amamentação. Estou gostando muito, principalmente porque a escola está nota 10”, celebrou Renilda.
MODERNIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL – O compromisso estendeu-se à aquisição de equipamentos escolares de qualidade, muitos dos quais nunca antes vistos na Rede Pública de Ensino do município. Para isso, o investimento foi superior a R$6 milhões, o qual possibilitou dotar as escolas com mobiliários confortáveis e de funcionalidade.
Destacando-se ainda no cenário tecnológico, a Prefeitura investiu no Programa Professor Conectado, que beneficia todos os professores efetivos que aderiram a essa iniciativa. Ao todo, 446 professores foram beneficiados com esse programa, e cada um recebeu um valor de R$5 mil reais para a aquisição de dispositivos eletrônicos como computadores, smartphones, tablets, entre outros, que auxiliam no planejamento e execução das atividades pedagógicas.
Também foi implantado o Ponto ID nas escolas da rede. Trata-se de um sistema de reconhecimento facial que tem o objetivo de controlar a frequência escolar, ter maior comunicação com as famílias dos alunos e até diminuir o desperdício de merenda. O sistema funciona da seguinte forma: os estudantes são previamente cadastrados e sempre que chegam à escola, passam pelo equipamento, que registra a presença deles através do reconhecimento facial, facilitando assim o controle da secretaria escolar no que diz respeito à frequência do aluno nas aulas.
A modernização nas escolas não se limitou apenas à infraestrutura e recursos materiais. Implantou-se o Diário de Classe Eletrônico, uma ferramenta essencial que facilita o registro das atividades docentes, bem como o acompanhamento do desempenho e frequência dos estudantes.
Para o prefeito da cidade, Marcos Santana, todo o resultado é motivo de muito esforço e investimento, e isso o alegra. “Entendo que a Educação é o maior legado que um prefeito pode deixar para sua história no município, para mim, é a minha maior obra. As demonstrações mais marcantes de que estamos no caminho certo são, sem sombra de dúvidas, a felicidade que vemos estampada nos sorrisos das nossas crianças, e as inúmeras manifestações de agradecimento que recebemos dos pais e mães, quando circulamos pela cidade. Hoje obtemos ótimos resultados, e vamos melhorar ainda mais, já somos uma Cidade Educadora, e podemos e vamos ser a número um em nosso estado”.
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