(79) 99939-6921

japoatafm@gmail.com

Japoatã - SE

OUÇA

Fapitec/SE lança dois novos programas para impulsionar pesquisa e inovação em Sergipe – FaxAju

 Fapitec/SE lança dois novos programas para impulsionar pesquisa e inovação em Sergipe – FaxAju

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), lançou nesta terça-feira, 30, o Edital nº 07/2024 com dois novos programas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). O período para envio eletrônico das propostas terá início a partir do dia 11 de junho e se estenderá até o dia 20 de setembro.
As iniciativas têm por objetivo ampliar o número de quotas de bolsas dos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação. “A partir deste edital buscamos atender às necessidades dos estudantes de ensino superior e impulsionar ainda mais o desenvolvimento científico e tecnológico em Sergipe”, destaca o presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez.
O edital possui duas linhas de apoio. A linha um prevê ações conjuntas com organizações do setor produtivo visando o desenvolvimento conjunto de projetos, assim como a promoção da transferência de tecnologia. Além disso, serão realizadas ações conjuntas com os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) ou órgãos equivalentes das respectivas instituições, a fim de nortear a identificação de produtos ou processos inovadores. Já na Linha dois os projetos apresentados poderão ser multidisciplinares, devendo ter como resultado estudos voltados às inovações tecnológicas de produtos ou processos desenvolvidos pela instituição com uma clara ação de introdução no mercado.
Recursos financeiros
Para o financiamento dos programas, o edital prevê um montante total de R$ 1.243.200,00, provenientes do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), repassados à Fapitec/SE. Esses recursos serão distribuídos da seguinte forma: na Linha 1, serão atribuídas 100 bolsas Pibic e 40 bolsas Pibiti para as instituições de ensino superior e/ou de pesquisa do Estado de Sergipe. Na Linha 2, serão disponibilizadas 8 bolsas Pibiti para os setores e/ou núcleos de gestão da inovação e tecnologia institucional.
“A distribuição estratégica dos recursos do Funtec nos programas Pibic e Pibiti busca promover colaboração entre instituições de ensino, setor produtivo e órgãos de inovação. Essa iniciativa visa estimular a transferência de conhecimento, fortalecendo a infraestrutura científica e tecnológica do estado”, ressalta o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.
Rua Joana de Souza Bonfim, 71, Bairro Inácio Barbosa. CEP 49040-260    |   Telefone Comercial: +55 79 99935.1904
Comercial: renata.brayner@hotmail.com    |    Redação: faxaju@faxaju.com.br
Desenvolvido e Administrado por: Solução Serviços Digitais 

source