(79) 99939-6921

japoatafm@gmail.com

Japoatã - SE

OUÇA

Aroldo Franca: “O 2024 será um ano do mercado imobiliário no país inteiro e em Sergipe” – JL Política

 Aroldo Franca: “O 2024 será um ano do mercado imobiliário no país inteiro e em Sergipe” – JL Política

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.
Aroldo Franca e o empresário Luciano Barreto: parceria com a Celi gera bons negócios
O ano de 2023 foi muito bom e muito positivo para os negócios imobiliários e o de 2024 promete vir a ser muito melhor ainda. Esta síntese é feita pelo engenheiro e empresário Aroldo Franca, mantenedor da Valor Imobiliária, do CredPrime Bank – um banco de fiança locatícia que atende não somente a Valor, mas a todo mercado imobiliário -, e uma série de outras empresas em Sergipe e além daqui.
“Os negócios imobiliários avançaram em todo o país e especialmente no nosso mercado aqui em Sergipe. Vimos muitos projetos em todas as áreas, tanto na Grande Aracaju, quanto em Aracaju, em Itabaiana, a atestar que foi um ano de desempenho muito bom”, diz Aroldo, numa entrevista exclusiva para a Coluna Aparte.
“E a expectativa é a de que 2024 é e será o ano do mercado imobiliário no país inteiro e, por óbvio, em Sergipe. Se você pega qualquer mídia especializada – o Valor Econômico, por exemplo -, vê esse expectativa para este ano. Eu li semana passada no Valor Econômico que neste ano de 2024 já foram aprovadas 818 condomínios até agora na cidade de São Paulo. Isso diz que as pessoas querem investir naquilo que é sólido, naquilo que é seguro. E nada é mais sólido e seguro do que um imóvel”, afirma o empresário. Veja a partir daqui os principais trechos da conversa com Aroldo. 
Aparte – Como é que foi o ano de 2023 para os negócios imobiliários?
Aroldo Franca
– Foi um ano muito bom e muito positivo. Os negócios imobiliários avançaram em todo o país e especialmente no nosso mercado aqui em Sergipe. Vimos muitos projetos em todas as áreas, tanto na Grande Aracaju, quanto em Aracaju, em Itabaiana, a atestar que foi um ano de desempenho muito bom.
Aparte – Ter sido um ano de começo de governos não atrapalhou?
AF –
Não. Embora tenha sido início dos governos, tanto o Estadual quanto o Governo da União, tudo impactou bem no mercado imobiliário. Foi sim um ano muito positivo.
Aparte – Especificamente, o senhor atribui ao que esse ano assim muito positivo?
AF –
O que penso é que o Brasil já é um país sólido, independentemente das ideologias sazonais. Independentemente do Governos de plantão. No caso de Sergipe, nós estamos vivendo um momento muito bom com o Governo Fábio Mitidieri. Ele propicia um momento onde as pessoas estão animadas e motivadas. E, sempre digo: ninguém subestime pessoas motivadas. Elas potencializam tudo. Hoje as pessoas estão seguras do desenvolvimento do Estado de Sergipe em todas as áreas, em todos os municípios, em todas as atividades. Isso, está provado, impacta positivamente nos negócios imobiliários. Nos projetos pessoais, coletivos e públicos. Na economia de um modo geral.
Aparte – O senhor acha que o ano de 2023 terminou melhor do que quando começou?
AF –
Com certeza, sem dúvida nenhuma, terminou melhor do que quando começou.
Aparte – Qual é a sua expectativa para este ano de 2024?
AF –
É a de que 2024 é e será o ano do mercado imobiliário no país inteiro e, por óbvio, em Sergipe. Se você pega qualquer jornal especializado, qualquer mídia especializada – o Valor Econômico, por exemplo -, vê esse expectativa para este ano. Eu li semana passada no Valor Econômico que neste ano de 2024 já foram aprovadas 818 condomínios até agora na cidade de São Paulo. 
Aparte – Isso diz muito para 2024?
AF –
Diz. Diz que as pessoas querem investir naquilo que é sólido, naquilo que é seguro. E nada é mais sólido e seguro do que um imóvel – seja pra mero investimento, para fazer negócios, seja para morar, para ter seu escritório, para ser a sede da sua empresa. Ele é algo permanente. Perene.
Aparte – Mas o senhor não acha que a economia nacional, de um modo geral, poderia estar um pouco melhor? E, se ela tivesse, o mercado imobiliário estaria ainda mais sensível e positivado?
AF –
Não tenho dúvida nenhuma disso, e é pelo que trabalhamos todos nós. O Brasil precisa disso. É um país capitalista e precisa realmente investir mais na infraestrutura. Precisamos criar um ambiente melhor de negócios no país inteiro. Reduzir a burocracia brutal que nos impede de avançar mais. Reduzir a quantidade de fiscalizações que cada empresa enfrenta – porque é uma burocracia brutal para você abrir e tocar o negócio. Então precisamos criar um ambiente de negócio melhor. As instituições financeiras, públicas e privadas, precisam baixar os juros sensivelmente – e está até havendo progresso nisso. Precisam liberar recursos em todas as áreas, porque empreendedores nós temos. Há pessoas com energia, com vontade de empreender, de tocar seus projetos em diversas áreas. O que precisa é ter recurso circulando. Nem todos têm recursos para andar.
Aparte – Como este ano bom de que o senhor fala incidiu sobre o CredPrime Bank? Teve reflexo positivo?
AF –
O CredPrime Bank faz parte do nosso Grupo e cresce permanentemente, porque ele veio exatamente para desburocratizar os negócios imobiliários. O propósito dele é fazer com que as pessoas nos seus negócios imobiliários, principalmente nos negócios de alugueis, tenham uma experiência prazerosa. Ou seja, do início até o fim seja rápido, seja ágil. Não tenha burocracia.
Aparte – Como responsável por fiança, qual é mesmo a filosofia central do CredPrime?
AF –
Ele é uma fiança locatícia e trabalha com duas linhas de crédito. A primeira, você é dono de um imóvel e o coloca para alugar na Valor. Nós vamos alugar rápido, porque, em função do CredPrime Bank, não precisamos de caução, de fiador. Não precisamos ter um imóvel como hipoteca. Ou seja, esse banco acaba a burocracia. Ele proporciona a você não ter caução, não ter fiador, e a acabar com a burocracia. Você aluga rapidamente. Você paga uma taxa e rapidamente está com seu imóvel residencial ou comercial. Isso para o inquilino. 
Aparte – Para o proprietário do imóvel, o que ele propicia e faz?
AF –
Uma vez alugado o imóvel, o proprietário pode antecipar os alugueis através do CredPrime Bank. Para isso, é cobrada uma taxa, e isso é feito todos os dias. Proprietários querem trocar um carro, pagar uma dívida, pagar um IPTU, resolver algum problema financeiro? Ele antecipa os alugueis e ficam como garantia os próprios alugueis. E isso sem burocracia nenhuma. É feito num instante e em até 30 minutos o dinheiro está na conta. Então é muito útil. Eu diria que o CredPrime Bank é um fator de desenvolvimento econômico pro Estado de Sergipe.
Aparte – O CredPrime Bank é uma instituição que serve somente à Valor Imobiliária ou está aberta a outras empresas?
AF –
O CredPrime Bank está aberto para todas as empresas. Ele não serve somente à Valor Imobiliário. Ele garante, também, outras imobiliárias, como também a quem aluga qualquer imóvel e quer segurança dele. Nós hoje garantimos locações de várias imobiliárias tanto aqui no Estado de Sergipe quanto em outros Estados.
Aparte – O que foi que a Valor fez para ganhar, mais uma vez, o prêmio como representante da Construtora Celi em 2023?
AF –
A parceria Celi-Valor é a maior que a Celi e a Valor têm. É a maior para as duas. A Celi atua com várias imobiliárias, mas a número1, mês a mês, a cada trimestre, a cada ano, tem sido a Valor Imobiliária. E no ranking do ano de 2023 a Valor Imobiliária, após todas as medições, ficou em primeiro lugar. Nós já tivemos esse primeiro lugar em outras vezes e também em várias construtoras.
Aparte – Por que esse desempenho?
AF –
Nós tínhamos e temos equipes de especialistas em cada produto. Para todo produto que a Construtora Celi lança, colocamos especialistas. A Celi também ajuda demais, porque faz produtos espetaculares, tem bons projetos e boas localizações. São majoritariamente imóveis construídos – apartamentos ou casas. Além da área de lotes urbanizados na Farolândia, com o super projeto do Garden Village, coisa de primeiríssimo mundo. A Celi, como todo mundo sabe, tem muitos terrenos em Aracaju e nestes terrenos ela produz e desenvolve muita coisa.
Aparte – Ela é a maior incorporadora em ação hoje?
AF –
De longe, a Celi é sim a maior incorporadora do Estado de Sergipe. Então a Celi nos ajuda muito com seus bons produtos, com boas localizações, bons projetos. Produtos de qualidade. A garantia Celi de dia e de hora de entrega é tudo. As pessoas querem comprar um Celi. Muita gente mora num Celi. Eu moro em um Celi – moro no Mansão Luciano Barreto Jr e morava em um outro Celi antes, na Beira-Mar, no Mansão Atlantic Hills. Sempre morei em imóveis construídos pela Celi. Tudo isso facilita ser detentor do prêmio. Facilita nossa equipe, nossas gerências, focar nos produtos da Celi. Nós vendemos de vários outros parceiros, mas a Celi tem uma diversidade maior.
Aparte – A Valor é uma empresa que tem que grau de preocupação com o social, com atividade esportiva e cultural da vida sergipana?
AF –
A Valor faz parte do desenvolvimento econômico e social do Estado de Sergipe e de uma forma muito forte ela apoia as comunicações, os esportes, a cultura, com patrocínio de vários livros, eventos. Há 20 anos que a Valor apoia o esporte sergipano. 
Aparte – De que maneira?
AF –
Nós temos bolsas para vários desportistas em diversas áreas. Nós apoiamos ciclistas, ginastas, judocas, atletas do futebol com bolsas da Valor, e patrocinamos viagens para campeonatos nacionais – se não fosse a participação da Valor, muitos deles não participariam de vários eventos nacionais. Nós cuidamos do esporte. Temos essa responsabilidade com o esporte. Além de proporcionar viagens, equipamentos e fardamentos, esses atletas têm uma bolsa mensal para várias áreas. Fazemos também, na área de nossa responsabilidade social, eventos do dia dos pais, dia das mães, natal, ano-novo. A Valor faz uma compra grande de brindes e incentiva os funcionários e clientes a fazerem também doações. Resumindo: a Valor está há 20 anos inserida, de fato e concretamente, no desenvolvimento econômico e social do Estado. Não são só os negócios que nos interessam.
Aparte – E é socialmente prazerosa essa inserção?
AF
– É muito prazerosa. A gente fica muito feliz. Um atleta ganhou um prêmio e ele não teria participado se não tivesse aquele apoio da Valor. É uma satisfação a gente poder todo mês pagar bolsas e ver como, através dos nossos atletas, estamos ajudando o esporte sergipano a se desenvolver em várias áreas, em várias modalidades. Isso é uma alegria inclusive para os nossos funcionários.
 
Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.
*Campos obrigatórios.

source